ALINE FIRJAM RETORNA À DOCÊNCIA

Desenho Técnico e Planejamento de Coleção são as disciplinas ministradas pela estilista.

12742156_1775647479330880_2270758411327610054_n

Design de Moda Estácio de Sá ©Divulgação.

Novidade na área para os aspirantes ao sonho de se tornar designer de moda: quem retorna à docência em 2017 é a estilista, editora de moda e diretora da F.Works, Aline Firjam!

O curso de Design de Moda na Estácio de Sá de Juiz de Fora é de novo a sua casa e Aline leciona, a partir da próxima terça-feira 14, as disciplinas Desenho Técnico e Planejamento de Coleção.

Do 2º ao 4º período, os alunos serão contemplados com a experiência e conteúdos ministrados pela estilista. A aula magna de apresentação do curso aconteceu ontem, quinta feira 9.

Conteúdos

Em Planejamento de Coleção, Aline abordará as mudanças periódicas de estilo e seus reflexos na sociedade, economia e política de seu tempo, a moda como método de expressão criativa através do design.

Os temas trabalhados pelos alunos serão definidos a partir de pesquisa de campo, de tendências e comportamental, buscando referências para o desenvolvimento de um repertório de moda que irá delinear os modelos a ser desenvolvidos. O resultado previsto é a elaboração de uma coleção que é ao mesmo tempo baseada numa pesquisa de mercado, com direcionamento a um público-alvo e, ainda, que valoriza aspectos socais, culturais e antropológicos.

Já em Desenho Técnico em Moda, os alunos vão aprender a representar as peças do vestuário feminino, masculino e infantil de forma planificada e técnica, além de detalhes do produto com suas respectivas nomenclaturas e elaboração de ficha técnica. Estão previstos o uso de instrumentos de desenho técnico em escala reduzida com projeções, dimensionamento e cotagem.

Depois de criada, a roupa vai para a produção e para tanto existe a necessidade de catalogá-la numa ficha técnica representada por um desenho, facilitando o entendimento de todos os atores desse processo. O método manual ainda é muito utilizado no mercado, por isso os futuros designers de moda devem estar habilitados a produzir e compreender esse tipo de conteúdo.

Anúncios