Mostra de Curtas do Painel exibe 10 filmes no CCBM nesta sexta

13245431_1405252589774229_4710316359327210785_n

Da assessoria. 

A Mostra de Curtas do Painel Audiovisual vai exibir 10 filmes de Juiz de Fora e região nesta sexta-feira, 20 de maio, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). No total, foram inscritos 68 curtas-metragens, de diversas categorias e de diferentes cidades da Zona da Mata. Os dois filmes vencedores pelos júris popular e do Painel receberão prêmios. A entrada é franca e aberta a toda a comunidade.

Segundo um dos organizadores do evento, Daniel Couto, a mostra é uma oportunidade de realizadores e comunidade entrarem em contato com o que é produzido no cinema independente da região. “Muitas vezes, esses filmes ficam relegados a festivais e ao meio acadêmico, e o grande público acaba não tendo acesso. A mostra pretende democratizar a divulgação das realizações de cinema independente, além de servir como um ponto de encontro para realizadores trocarem informações, ideias e contatos. Ficamos muito satisfeitos tanto pela qualidade, quanto pela quantidade dos materiais que foram inscritos”, garante.

Após a Mostra de Curtas, será realizado um debate sobre a produção de cinema independente na Zona da Mata. O resultado dos contemplados foi divulgado no último dia 16, pelo Facebook do Painel Audiovisual. Os filmes selecionados, como consta no edital, foram finalizados a partir de 2014 e têm duração máxima de 20 minutos, de gênero livre.

Painel Audiovisual

A Mostra de Curtas integra a programação oficial da 2ª edição do Painel Audiovisual, que acontece entre os dias 4 e 5 de junho no Independência Trade Hotel, em Juiz de Fora. “A mostra serve ainda como um ‘esquenta’ para o Painel, já que os participantes vão poder conhecer melhor a programação do evento, estar em contato com os organizadores e outros participantes”, acrescenta Daniel.

Realizado pelas empresas Impulso Hub e Valentina Produtora, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Governo de Minas, o Painel tem o objetivo de interligar ideias e discussões sobre a prática audiovisual, por meio de palestras, oficinas e networking profissional. O evento está com inscrições abertas pelo endereço: http://www.facebook.com/painelaudiovisual (‘Compre Agora’).

Confira os curtas selecionados para a Mostra (ordem alfabética):

1. A fita
2. Azul
3. Confort in Chaos
4. Diário de novas lembranças
5. Elegia
6. Firma o guia povo do santo
7. Fossa
8. Lila e seus balões
9. Simplicidade
10. Véspera