AQUELE DO FLASHBACK

Retorno à decada que consagrou seriado nos faz reviver hits lançados por personagens.

Por Hellen Katherine, para a Revista F. Cultura de Moda #16.

friends

Os fãs mais apaixonados vão concordar: é difícil pensar em década de 90 sem pensar em Friends. O seriado dispensa apresentações e, ainda assim, permanece como assunto preferido daqueles que acompanharam as dez temporadas, incansavelmente memorizadas.

E para traduzir a cultura pop da época, a série de David Crane e Marta Kauffman trouxe um clássico figurino 90’s repleto de tudo que a gente está vendo (e desejando) hoje – quem diria? Algumas peças, com certeza, já estão entre os seus outfits favoritos do momento.

Xadrez

getty images (2)

No quesito tendências, Rachel Green fez história. Mas a gente jamais imaginou que ia amar tanto aquele xadrez grunge, né? A estampa mais emblemática da década era uma de suas favoritas, inclusive em seus tempos mais áureos de Ralph Lauren.

Gola alta

Friends fanpage (3)

Quando não estava organizando/limpando/cozinhando, Monica Geller estava fazendo a gola rolê ser o máximo de estilo-conforto da década. E, pensando bem, sua alma workaholic já revelava os primeiros passos do boom normcore que vemos hoje, um basicão bem estiloso.

Choker

Certeza que Phoebe Buffay compôs “Smelly Cat” usando uma dessas. A gargantilha dos anos 90 era o toque final de seu estilo folk, em meio a estampas boho e aquelas muitas franjas – anos 90 ou 2015? Bom, elas voltaram.

Macacão jeans

Friends fanpage (2)

O jeans foi mesmo o grande ícone da década, mas o macacão era, indiscutivelmente, o protagonista das produções de Rachel. E tudo que a fashion girl da trama amava, a gente quer hoje também. Ok, quase tudo.

Cropped

getty images_

Especialmente nas primeiras temporadas, a futura Mrs. Bing era a rainha da cintura alta. Mas era a combinação com as croppeds que davam o tom moderno dos looks de Monica. O combo já fazia ela ganhar toda a nossa atenção na época – até porque, perder não era uma possibilidade, a gente sabe.