MODA DE AUTOR • MARIANA PROCÓPIO

Publicado pela Revista F. Cultura de Moda #15

Por Raquel Gaudard

1503563_1799808113577923_4127719072391814967_n

A artista Mariana Procópio, 30, nascida e criada em Juiz de Fora, escolheu uma técnica milenar para desenvolver o seu trabalho: o macramê. Segundo conta, sua origem é ancestral, com data em 2500 a.C. e raízes na China, Mesopotâmia e Egito. “É uma arte de tecer fios e fibras sem nenhuma ferramenta, utilizando somente as mãos.” Com o macramê, a partir de dois tipos de nós, são criados desenhos e formas diferentes.

“A técnica proporciona uma infinidade de criações, que surgem de uma disciplina de trabalho, onde peças únicas aparecem”. Mariana conta que é possível desenvolver esculturas, peças decorativas, móveis, luminárias e o que mais se quiser inventar. A artista gosta de criar espontaneamente e sua mandala, que revela um desenho de pássaros brincando com uma flor, foi mesmo um ponto de partida para futuras colaborações com o estilista Romaniffy Mendonça.

IMG_3076

Co-criação de Mariana Procópio com Romaniff Mendonça. Confira mais criações da artista aqui.

© Fernanda Mansur

Além da oportunidade de expor na Galeria de Arte Hiato, em Juiz de Fora, Mariana participou da ArtRio de 2014, em parceria com o F.Studio Arquitetura, expondo uma cadeira e uma luminária. “Eles me convidaram para tecer a estrutura que haviam criado em ferro”. O assento da cadeira foi realizado com cordas náuticas, utilizando a técnica do macramê.

A artista, que é psicóloga por formação pela UFJF, cursou Introdução às Artes em Portugal, na Universidade de Belas Artes do Porto. Sobre como suas peças são recebidas pelo mercado local? “Sinto que as pessoas admiram, gostam bastante. Mas penso em expandir para outros lugares, até mesmo para perceber outros olhares sobre a minha arte.”

Atualmente, Mariana inventa moda com novos materiais, misturando prata, pedras brutas, madeiras, diferentes tipos de fios e tecidos, “além de continuar a criar roupas com meu amigo Roma”, completa a artista, feliz da vida.

Vai lá >> facebook.com/MarianaProcopioHandicrafts

Mariana Procópio no projeto Moda de Autor no site da F.Works >>> http://www.fworksprodutora.com.br/moda-de-autor-design-marianaprocopio.html

Anúncios