FUN BAGS TIME!

Por Hellen Katherine.

Publicado pela Revista F. Cultura de Moda #15

A moda food inspired saiu das passarelas para entrar nas composições de looks mais irreverentes. Não é de hoje que doces, chocolates, salgados e opções de fast food vêm sendo apresentados por estilistas, em forma de detalhes, estampas e acessórios. Mas a tendência ganhou novo fôlego quando marcas de luxo passaram a apostar com força no estilo fun, incluindo peças divertidas em seu mix de produtos elegantes e, rapidamente, favoritos de celebridades. De desenhos animados a bebidas, um bocado de personalidade era preciso para desfilar clutches e sapatos inusitados por aí.

E, assim, comida virou moda. A fome fashion foi instigada por designers que já imprimiam em suas produções o DNA funny que ganhava as ruas – e quem nunca desejou uma das icônicas clutches by Charlotte Olympia, por exemplo, passou a repensar. O bom humor é a principal referência da estilista cujas criações singulares dispensam apresentações, já que a it-label é mundialmente conhecida por trazer acessórios que mesclam elementos vintage com o peculiar humor britânico.

Para a F., Charlotte contou que a essência de sua marca vem de seu amor pelo passado e pela inspiração de elementos da própria rotina – viagens, pessoas, cinemas, artes e design. “A maioria das minhas coleções são, inclusive, inspiradas em lugares onde nunca fui. Tento imprimir a sensação que deve ser estar lá”, revela.
O resultado se manifesta nas cores, texturas dos materiais, design marcante dos acessórios e até nos nomes das peças – algo que, segundo ela, é levado muito a sério. “O nome valoriza o produto, dando-lhe personalidade”, explica.

Da cozinha, vemos frutas, legumes, doces e snacks darem forma aos mais diversos modelos de bolsas da marca – algumas das mais queridinhas dos fashionistas. Clutches em formato de garrafa de champagne (Champagne Bag), rodelas de limão e laranja (as Citrus Clutches) e com prints de pimenta (Chilli Pandora) podem ser adquiridas – assim como os sapatos Nice Melon e Tequila Sunrise, que nos remetem a uma fatia de melancia e a um shot de tequila.

Defensora da moda como forma de expressão, Charlotte acredita em um estilo feminino, atemporal, bem humorado e, ao mesmo tempo, elegante. “Amo dar alma e história às minhas coleções. Gosto de criar peças que fazem sorrir”, conta a designer. Sem surpresas, olha a gastronomia se encaixando perfeitamente nesse conceito.