ENTREVISTA – CAMILA YAHN

Enfim, vamos nos encontrar com Camila Yahn, editora-chefe do portal FFW – oba! Acontece no próximo final de semana, sexta e sábado, dias 3 e 4 de julho, o MEETING – Workshop de Jornalismo de Moda, em Juiz de Fora.

A convite da F.Works Produtora de Moda, a jornalista vai mostrar o dia a dia de um profissional numa redação de um veículo de moda, a história da profissão e as principais referências na área, a importância das redes sociais na comunicação de moda e como produzir uma redação crítica de um desfile.

No final do Workshop, Camila vai selecionar um texto para ser publicado na próxima revista F. Cultura de Moda, da F.Works Produtora. Sucesso de inscrições, o curso tem duração de 12 horas e promete ser bastante proveitoso para a turma que garantiu sua vaga.

Conversamos com a jornalista, que revelou estar muito animada. Confira nosso bate-papo por e-mail:

No seu dia a dia como editora-chefe de um site como o FFW, qual é ou quais são os principais desafios para emplacar uma boa pauta? E na revista impressa?

Hoje a chave está em como você divulga a matéria. Como a internet tem uma agilidade muito grande, nós sabemos que há notícias que não podem ser ignoradas, que todos os sites publicarão, então o nosso desafio é fazer de um jeito mais diferente, agregando mais conteúdo. Por outro lado, também trabalhamos em matérias e artigos próprios, com textos mais longos. As duas maneiras podem funcionar, e o que ajuda muito é a divulgação via redes sociais, que impactam na hora milhares de pessoas que não necessariamente entrariam no site naquele momento. Na revista, no caso na nossa, a FFWMAG, publicamos material que nos inspira e que esteja alinhado com o que a gente queira passar em termos de informação e imagem. A revista tem um perfil mais artístico e artesanal, então não precisamos fazer as pautas mensais, falar sobre tendências e assuntos mais efêmeros. Fazer a revista é uma delícia pois as pautas surgem do que gostamos verdadeiramente, do que nos inspira verdadeiramente, então é um prazer.

Quem você gostaria de ter entrevistado como jornalista, mas não teve oportunidade? E quais os sonhos já realizados nesse território?

Alexander McQueen. Mas já entrevistei muita gente que admiro, como Marc Jacobs e Stella McCartney e aqui no Brasil tenho a possibilidade de manter uma relação próxima com estilistas que admiro, como Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga e Dudu Bertholini.

Você acredita que a crítica de moda tem o poder de impulsionar ou desmoralizar, de fato, o trabalho de um estilista com relação ao seu público? Ou é mais uma questão de egos inflados ou feridos?

Em relação ao seu público ela não tem poder. A crítica é para o mercado, é bem segmentada. O público geral não fica nem sabendo e está interessado na marca sob outro viés. A marca só é desmoralizada perante o público consumidor se esteja por trás de um comportamento ou atitude que não seja ético. A informação ruim sobre a marca se espalha rapidamente e aí então pode deixar a grife em baixa. O mesmo acontece de forma positiva quando o estilista apoia uma causa nobre ou faz seu trabalho de maneira ética.

Como você analisa a criação da moda nacional? O que sobra, o que falta?

Nós já demos muitos passos importantes, mas ainda estamos longe de conquistar um patamar como o que vemos fora do país. Falta tudo: mão de obra especializada, maquinário novo, tecnologia, união, planos de incentivo do governo para a indústria, ensino, vontade, cortar a burocracia, diminuir os impostos. Nós temos muitos profissionais incríveis e uma geração jovem começando mais cedo na carreira e com mais organização. Mas temos um longo caminho de amadurecimento e conquistas pela frente.

Gostaria de mandar um recado para a turma que vai participar do workshop no final de semana?

Obrigada pela confiança, vou compartilhar muitas informações bacanas e, certamente, aprender com vocês também! Estou bem animada e espero que gostem do resultado final! ❤

***

MEETING

Workshop de Jornalismo de Moda com Camila Yahn

Quando – dias 3 e 4 de julho

Local – Victory Business Hotel, Juiz de Fora (MG)

Mais informações: http://www.fmeeting.com.br

Anúncios