SAMUEL CIRNANSCK + JORGE BISCHOFF NO SPFW

Na edição comemorativa dos 20 anos do SPFW o estilista Samuel Cirnansck, que se apresenta hoje, 16, repete parceria de sucesso com o calçadista Jorge Bischoff, inspirados no estilo art déco, rico em detalhes. Com alma decorativista, Jorge Bischoff leva para a catwalk de Samuel Cirnansck dois modelos de sandálias muito femininas, com aplicação de pedrarias e metais, tiras subindo no pé, saltos altos com meias patas e o apelo estético dos modelos valorizam a referencia às artes. O desfile acontece noParque Cândido Portinari, a partir das 20h30.

Com lojas exclusivas nos principais endereços de moda, Jorge Bischoff está presente em todo o Brasil e em mais de 40 países. Em Juiz de Fora, tem revenda autorizada nas lojas Meninas Gerais. Entrevistamos Jorge Bischoff na Revista F. edição #11, em 2013. Lembre abaixo:

O design é nosso

Calçadista é inspirado pela essência feminina brasileira. Por Valéria Borges.

Jorge Bischoff, gaúcho de Igrejinha, é criador de talento e empresário com responsabilidade social. Passou por todas as etapas da produção de calçados até ser o líder de sua própria marca que, este ano, completa dez primaveras. E estar desde cedo na indústria de calçados possibilitou ao designer uma visão completa do ramo, permitindo que aliasse a sensibilidade do artista ao pragmatismo do empresário. Até hoje baseado em sua cidade natal, movimenta a economia local com linhas de produção em várias cidades da região, desenvolvendo, também, uma linha masculina e uma pet.

Sua habilidade como criador chamou a atenção de um dos seus primeiros patrões, que o alertou para as inúmeras portas que o seu talento poderia abrir, observando um dos seus croquis. Em entrevista exclusiva para a F. Cultura de Moda, Bischoff impressiona pelo foco no seu trabalho, no olhar azul profundo sempre concentrado e na certeza de que a “brasilidade” é um componente essencial para o sucesso da sua grife. Seu ateliê em Igrejinha foi pensado como se fosse parte da sua casa: o designer trabalha ao lado dos seus dois cachorros Beagle e de um imenso aquário natural.

O discurso de Bischoff – um workaholic apaixonado pelo trabalho, como ele mesmo se descreve – nos faz, literalmente, visualizar a chave da sua criação: aproximar-se ao máximo da essência de suas clientes. Jorge fala sobre a mulher brasileira não só com admiração, mas com o reconhecimento da sua importância para o sucesso das suas empresas. Ao descrevê-la, o designer nos faz pensar em toda a diversidade feminina oferecida pelo Brasil, terra famosa pelas belas mulheres.

Suas palavras nos fazem imaginar, desfilando pelas ruas do nosso país, morenas com sandálias douradas, ruivas em peep toes, negras em altíssimos scarpins, mulatas em sandálias rasteiras, louras em botas de canos altíssimos, tudo sempre com detalhes dourados – marca registrada da grife. Para ele, “a mulher brasileira é elegante, criativa e, muitas vezes, completa seu look a partir do calçado. Por isto, é importante aliar conforto e beleza”, diz. Jorge evita falar em referências, citar modelos ou ídolos, mas ressalta sua admiração pela indústria italiana de calçados.

Designer movido a novidades, busca ser original e refinado mesmo nas peças básicas. “Quando fazemos uma peça como um scarpin preto, aviso à minha equipe que devemos nos diferenciar, pois existem vários tons de preto e podemos também colocar forros de diferentes cores, algum detalhe que valorize a peça e garanta a originalidade. Precisamos nos diferenciar, trazendo novidades para peças básicas”, afirma. Jorge Bischoff é um criador que tem olhar e toque de Midas, como o dourado que marca a identidade das suas criações.

Mas como a indústria de calçados não vive só da criatividade, o desenvolvimento da marca tem sido bastante planejado. Hoje, Jorge Bischoff possui 800 pontos de venda em todo país: duas lojas conceituais, em Gramado, na Serra Gaúcha, e em São Paulo, na Oscar Freire, além de 53 franquias exclusivas. Exportam para 40 países e, este ano, uma loja foi inaugurada em Montevidéu, Uruguai. Juiz de Fora também conta com revenda autorizada da marca.

2015-04-16 02.15.29 pm