F.WORKS INDICA – FOLIA EM BRANCO E PRETO

Começa nessa quarta-feira (28), no CCBM de Juiz de Fora, a mostra “Folia em Branco e Preto”, com fotografias de Wagner Emerich. A série reúne vinte fotos em p&b com o tema Carnaval, como conta o fotógrafo: “a ideia é que a expressão de cada fotografado consiga transmitir a energia da folia, mesmo sem a utilização das cores. E acho que deu certo.” Deu mesmo! Nós conversamos, via email:

Como surgiu a ideia de fazer essa série de fotos para a mostra? 

Me reuni com uma amiga aqui em casa uma noite, para fazermos umas fotos dela de Carnaval, testarmos umas maquiagens, sem pretensão. Mas gostei muito do resultado e achei que rendia uma série de retratos. Convoquei os amigos pelo Facebook, perguntando quem toparia se fantasiar e posar. A procura foi enorme! Ficou tão lindo que resolvi que valia a pena tentar expor!

Quem são os modelos ou as modelos?

Os modelos são meus amigos (e minha cachorrinha), gente comum, muitos nunca tinham nem posado para fotos profissionais. E como eram amigos, as sessões foram muito divertidas! 

Quem fez a produção?

Quando convoquei a galera pelo Facebook propus que cada um arrumasse a sua própria “montação”. Alguns chegaram menos preparados, outros trouxeram um arsenal de acessórios! E eu tinha algumas coisas em casa, e muita purpurina! Aí a gente foi produzindo aqui mesmo, na hora das sessões!

Me conta um pouco sobre o seu background como fotógrafo – há quanto tempo fotografa, qual o seu estilo, seus trabalhos publicados…

Trabalho com fotografia desde que me formei em Jornalismo na UFJF, em 2009. Principalmente com fotografia social, mas no tempo livre vou me dedicando aos meu projetos paralelos. Comercialmente tenho feito trabalhos de moda e publicidade, mas a minha paixão são os retratos e nu feminino. Ano passado fiz um série chamada “Retrato pra mais de mês”, em parceria com o estudante de artes Francisco Brandão, que divulguei na minha página na Internet. 

***
O que: Exposição Folia em Branco e Preto
Quando: de 28 de janeiro a 01 de março
Onde: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – Avenida Presidente Getúlio Vargas, 200, 36010-110 Juiz de Fora.
Entrada Franca