MODA DE AUTOR • 0013 – RAFAEL JOAQUIM

rafael2

Não sigo tendências, crio dentro dos meus conceitos, dos meus gostos, meu olhar.” – Rafael Joaquim © KARIME FRANÇA

Raras vezes você verá proposta similar, com um cool factor tão evidente. Carioca da gema, aos 25 anos, Rafael Joaquim cria moda profissionalmente há três. Aluno da Casa Geração Vidigal em 2014, foi destaque desse projeto voltado para jovens estilistas, localizado na zona sul do Rio de Janeiro.

Rafael assina uma marca própria, desde 2012. “A TTrappo começou como um brechó, no subúrbio carioca. Eu tive a ideia de criar uma linha de camisas, desconstruindo peças e criando novas. Foi assim que a TTrappo se reinventou”, conta.

E a proposta não é só fazer uma moda sustentável por sua matéria-prima, trabalhando com o descarte têxtil, criando dentro do que se tem disponível em tecidos doados por parceiros, amigos e confecções. O que já seria um grande mérito é acrescido de uma ideia muito mais ampla, desde a matéria-prima à gestão de pessoas, do contexto social, comportamental. A TTrappo respeita as suas características étnicas, trabalhando a representatividade visual. “Não sigo tendências, crio dentro dos meus conceitos, dos meus gostos, meu olhar. Claro, sempre respeitando o meu cliente.”

DSC_0619-def(1)WEB

Editorial TTrappo – Equipe Nimbus mob | Fotografia: Victor Coutinho | Produção: Alessandra Teixeira e Ïago Ïule | Maquiagem: Raisa Cristina da Silva | Jóias: Exímia | Stylist: Rafael Joaquim e Daniel Kalleb | Modelos: Allan Machado /Allan Rodrigues / Caio Moreira / Emanuel Bandeira / Kaduh / Keyla Bergamazi / Matheus Custódio / Yaromaia Bispo 

 

Rafael se inspira em “gente”, na cidade, na cultura das ruas. Mas sua maior inspiração mesmo, segundo conta, é o programa de TV Soul Train, apresentado nos EUA na década de 70. “Na época, mostravam basicamente performances de grupos e cantores de soul e hip hop. Tento sempre trazer um pouco disso nas minhas criações.”

Sua produção é baseada numa cooperativa localizada em Santa Cruz, há 1h30min de trem de onde mora. “Lá, encontrei parceiros que proporcionam produções com peças bem acabadas, com ótima modelagem e qualidade”. Para Rafael, fazer moda é alegrar o visual, a alma, com liberdade para vestir a pele que se tem, de ser o que se é. De fato, um ótimo resumo da própria TTrappo, uma maravilha.

***

Para conferir o editorial completo:

Para ler a matéria na Revista F. #14: http://issuu.com/03552/docs/revista_f_-_ed_14_web/62

Para curtir o Rafael e a TTrappo no Facebook: https://www.facebook.com/ttrappo?fref=ts

Para participar da plataforma Moda de Autor, email para jornalismo@fworksprodutora.com.br 😉