MODA•DE•AUTOR 0011 – CASSIO TASSI

P

“Já trabalhei como editor de imagem, tatuador, entre outras coisinhas.” – Cassio Tassi.

Cassio Tassi é fotógrafo e artista visual. Para a plataforma Moda de Autor da F.Works Produtora de Moda enviou seu shooting Back to Black, resultado de uma oficina de fotografia oferecida pela Semana do Audiovisual e ministrada por ele, em Juiz de Fora. Mineiro de Além Paraíba, aos 27 anos e um percurso acadêmico agitado, como ele mesmo define, Cassio se destaca na multidão. Saiba o porquê.

De onde veio, para onde vai

“Sou de Além Paraíba, atualmente moro em Juiz de Fora mas já vivi em São Paulo em 2013, quando fiz meu curso de Fotografia. Pretendo voltar para lá em 2015.”

Algumas dúvidas

“Sou formado em Artes e Design pela UFJF e, com a possibilidade de escolher entre Design, Artes, Moda e Cinema, tudo ficou bem confuso na minha cabeça, pois gostava de todas as áreas, de certa forma. Por isso decidi passear um pouco por todas elas.”

Algumas certezas

“Já trabalhei como editor de imagem, tatuador, entre outras coisinhas. Sempre neguei a moda, nunca quis me aprofundar no estudo dela, pois achava que não era para mim. Tudo mudou quando resolvi fazer o curso de fotografia e direção de arte, quando me vi completamente apaixonado pela fotografia de moda e produção. Desde então estou empenhado em me aprofundar no assunto, cada vez mais apaixonado. Depois de formar em Artes e Fotografia, agora faço pós-graduação em moda na UFJF.”

9

Do editorial Back to Black, para conferir na plataforma Moda de Autor – http://bit.ly/1uBO4G5

Sobre Back to Black

“Foi criado pelas produtoras Débora Ferreira, Isabella Alba, Helena Frade e Larissa Oliveira, para uma oficina de Fotografia ministrada por mim no SEDA JF (Semana de Audiovisiual). Convidamos os modelos Rafael Ramos e Eliza Mollner, além da maquiadora Helena Gomes de Sá, para realizar essa produção.”

Sobre referências

“Sempre vêm das artes (ilustração, manipulação digital e etc.). Sou muito apaixonado pela história da arte moderna, sempre utilizo isso nas minhas produções. Quando crio, pego todas as imagens que estão dentro da proposta e monto um quadro na minha parede. É onde escrevo, anoto, colo post-its, até a finalização do projeto.”

Sobre inspirações

“Vêm de diversas fontes, desde as mais simples até as mais exageradas. E a partir disso começo a trabalhar em cima de ideias que acabam sendo sempre direcionadas ao minimalismo, que faz parte da minha identidade pessoal como artista e fotógrafo. Eu me inspiro em artistas como Oleg Dou, René Magritte, Caspar David Friedrich, William Turner. E fotógrafos como David la Chapelle, Mario Testino, Richard Avedon, Ansel Adams e outros.”

Moda, arte e fotografia

“Acredito que elas andem de mãos dadas. Meu estudo na minha pós-graduação é justamente sobre essas questões de arte na moda. Já no meu trabalho, eu sempre tento utilizar das 2 coisas pra chegar num resultado interessante e completo. Minhas fotos artísticas bebem muito na fonte da moda e eu prefiro utilizar de referências artísticas pra minha criação fotográfica na moda.”

Curtiu? Confira todas as imagens do editorial Back to Black, com assinatura de Cassio Tassi no link: http://bit.ly/1uBO4G5

Gostaria de enviar seu trabalho autoral em moda? Submeta seu projeto através do jornalismo@fworksprodutora.com.br