F.WORKS INDICA – FOTO 14

10461321_679276932158025_4969822552754360234_n

Começa hoje, em Juiz de Fora, a quarta edição do evento FOTO 14. Comemorando o Mês da Fotografia, o projeto segue até o dia 14 de setembro, promovendo na cidade a reflexão e diálogo dessa linguagem, entre profissionais e o público. 

Um dos destaques do calendário do FOTO 14 é a mostra Fashion Sessions, de Marcio Brigatto. O fotógrafo, há 30 anos no mercado, é o responsável pelos cliques dos editoriais de moda da Revista F., desde a sua criação.

A seleção de Brigatto, para quem quiser conferir, estará disponível no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)  – vale a visita. 

4

Uma das imagens que configuram a mostra Fashion Sessions. Publicada pela Revista F. #10. Modelo: Larissa Cheuhen // Ph: Marcio Brigatto // Beauty: André Pavam Cabeleireiros // Concept, styling, edição de moda: F.Works Produtora.

Sempre baseado em Juiz de Fora, sua jornada teve início no fotojornalismo diário. Mas foi com a abertura do seu primeiro estúdio que a sua fotografia seguiu uma vertente que o tornaria tão conhecido e requisitado atualmente, para trabalhos em publicidade, indústria, gente ou moda.

E é sobre ela que o fotógrafo concentra seu discurso nessa mostra, reunindo ângulos de uma série de diferentes trabalhos, cujo estilo repousa sempre sobre técnica acurada. Da película ao digital, Marcio Brigatto aproveitou o melhor de cada plataforma para fazer gerar a sua estética, responsável por influenciar posteriores gerações de fotógrafos. O diálogo com a arte, apresentado por cada contexto de suas imagens, se dá na medida certa e é na iluminação, texturas e atmosferas que a sua assinatura é revelada.

MARCIO BRIGATTO

“Fotografia é arte aplicada”- Marcio Brigatto.

“Para mim, a fotografia de moda é a tradução em imagem, de costumes, estilos, tendências e valores de uma sociedade, em uma determinada época, com contexto social ou mesmo político, estética própria, seja através do vestuário, objetos ou atitudes. E embarcada em uma imagem de moda, está uma equipe muito afinada para criar todo este conceito. Diretor de arte, stylist, cabeleireiro, maquiador, modelo, designer, assistentes… todos convergindo em uma linguagem e sintetizados pelo olhar e pela técnica do fotógrafo. É um segmento muito instigante, pois possibilita uma grande troca de valores e energia entre os envolvidos e as imagens finais são sempre carregadas de estética e glamour, embora o backstage seja de trabalho intensivo e nem sempre glamuroso. É arte aplicada.”

Ainda no roteiro do evento FOTO 14, o Manufato Galeria Café, o Alameda Mall, o Espaço Experimental Nina Mello e a Galeria Hiato também hospedam mostras, oficinas e encontros. 

Para não perder!

😉

——-

Foto 14 – de 14 de agosto a 14 de setembro em Juiz de Fora.

Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044.