MODA•DE•AUTOR 0003 – SAMARA DANELON

10321782_678865218861008_5158878450613564060_o

“O realismo não me interessa” – Samara Danelon.

Samara Danelon é natural de São João Nepomuceno, MG, e veio para Juiz de Fora aos 18 anos para cursar Artes e Design na UFJF.

Atualmente com 22 anos, a artista nos conta que a moda sempre esteve intimamente ligada aos seus traços, pois sempre gostou de desenhar vestidos e meninas, desde criança.

Não à toa, suas ilustrações mais atuais ainda guardam características pueris, delicadas, de um mundo imaginário – com uma melancolia bela que muitas vezes permeia os desenhos de suas personagens.

Sobre a escolha pela moda

“Já entrei na faculdade pensando em fazer moda, apesar de meus pensamentos e gostos terem sofrido muitas influências. No primeiro período cursei uma disciplina chamada Semiótica da Moda com a profª Isabela Monken, posso dizer que foi uma das matérias que mais me instigaram a continuar na moda.”

Da ideia à criatura

“As minhas ilustrações não costumam ter o intuito de se tornarem roupas. Desenho mais estilos e personalidades, uma coisa mais ligada ao comportamento.”

Personagens

“Sofia (do Delírios de Sofia) é uma personagem que criei para desenvolver mais o meu estilo. Ela é delicada e forte ao mesmo tempo, ao mesmo tempo que desenho ela em poses saltitantes, gosto também de pensá-la numa imagem toda em preto e branco, com uma fumaça de cigarro… isso reflete minha personalidade, sou uma pessoa dos opostos.”

10372221_488942631205416_7760756543700091886_n

Uma das ilustrações enviadas por Samara – confira mais do talento no:

 www.fworksprodutora.com.br/moda-de-autor-ilustra-samarad

Quem inspira

“Tenho uma infinidade de ilustradores de moda que curto, tipo Tran Nguyen, Marguerite Sauvage, Tina Berning, Richard Gray, Leigh Viner, Alberto Vargas,  Marcio Alek, Esra Roise, Coles Phillips… um livro excelente para conhecer ilustradores de moda é o Fashion Illustrator! No geral, gosto muito das fotografias da Anka Zhuravleva e acho que a Sofia tem muito das mulheres de Jean Gabriel Domergue. Adoro as publicidades de Dolce&Gabbana! Do bom humor de Ronaldo Fraga ao caos de McQueen.

Fases

“Atualmente estou numa fase mais manual, usando mais lápis de cor e aquarela, mas é uma coisa que ainda estou amadurecendo, então não tenho ainda uma linha definida para formar uma coleção. Acredito que depois de ir avançando no digital, comecei a caminhar para o realismo e isso não me interessa tanto, não quero que meus desenhos se tornem fotografias. Quero um mundo idealizado, que ganhe vida no papel.”

Delire mais ainda, Samara!

Conheça a página Delírios de Sofia e acompanhe o trabalho completo da moça: aqui!

Confira a galeria de Samara Danelon no MODA•DE•AUTOR: aqui!

Gostaria de enviar seus trabalhos autorais? Saiba como: aqui!
