MEETING BUSINESS • PLANEJAMENTO DE COMPRAS E VENDAS

MEETINGFACE copy

Nos dias 20 e 27 de setembro de 2014 acontece no CES/JF o Meeting Business – Workshop de Planejamento de Compras e Vendas com Leonardo Mitidieri.

Atendendo aos pedidos da turma do varejo, a F.Works Produtora de Moda decidiu encampar essa vertente de negócios dentro do projeto Meeting. Assim, além dos encontros criativos, como o que acontece em outubro com Jum Nakao – 100% preenchido em apenas uma semana de divulgação – o Meeting Business veio para ficar no calendário de eventos da Produtora.

“Diante de um mercado altamente dinâmico e cada vez mais oscilante, saber investir e aproveitar as oportunidades para melhoria do resultado das empresas, faz toda a diferença. Nos preocupamos também em trazer para os empresários do setor de moda conhecimentos atualizados que possibilitem a implementação de ações estratégicas nos diversos negócios desse setor, por isso criamos o Meeting Business”, comenta Aline Firjam, editora de moda e diretora da F.Works.

Para esse primeiro encontro de negócios, o convidado é o gerente de compras e planejamento da Dress To nacional, Leonardo Mitidieri. Com experiência de 15 anos em varejo e atacado de moda, o profissional também trabalhou no atual grupo S2 (Cantão, Redley, Kenner) como coordenador de planejamento de compras e vendas. Possui especialização em varejo pela COPPEAD/RJ e é graduado em economia pela UFF.

Aline Firjam e Leonardo Mitidieri. ©Divulgação.

Em entrevista exclusiva para o nosso blog, via email, Mitidieri me contou um pouco sobre a importância de se contar com conhecimentos que envolvam tais estratégias. E quem deve participar do workshop? Segundo Leonardo, “os profissionais das empresas de moda e estudantes que pretendam entrar nesse mercado”. Ou seja, conhecimento fundamental para todos os players do setor.

No final da conversa, Mitidieri deixa seu recado para os novos talentos: “um bom empreendedor precisa de conhecimento multidisciplinar”. Confira na íntegra:

Raquel Gaudard – Qual a importância de um bom planejamento de compras e vendas numa empresa de moda?

Leonardo Mitidieri – Um bom planejamento de compras e vendas pode evitar a falência de uma empresa. Com a gestão das compras se controla melhor os estoques que são a principal fonte de receita das empresas de moda mas que podem se transformar na derrocada do negócio.

R.G – Mesmo as pequenas empresas deveriam se preocupar com esse tipo de planejamento?

L.M – Sim. Em um ambiente competitivo saber planejar os eventos e ações da empresa se torna um diferencial em relação à concorrência, principalmente nas empresas pequenas que são as mais carentes nessa área. Há poucos empresários (iniciantes ou pequenos) do ramo de moda que são generalistas. A maior parte tem talento criativo e pouca experiência em administração de negócios.

R.G –  Como é a estrutura do workshop, qual dinâmica será apresentada aos alunos?

L.M – Serão abordados conceitos técnicos relevantes para a área de compras (categoria de produto, previsão de venda, margem, cobertura, fluxo financeiro, “Open to buy”) e exercícios práticos através de dinâmicas em grupo. Falaremos também da importância das decisões de compra para o resultado do negócio. Estimulamos à interação entre os participantes nas dinâmicas e nos exercícios em grupo.

R.G – Em Juiz de Fora temos muitos estilistas recém-formados (são 3 cursos superiores de moda, no total). Qual é o seu conselho para um novo empreendedor de moda?

L.M – Ter em mente que não será somente com um bom produto que um negócio terá resultado positivo. Um bom empreendedor precisa ter conhecimento multidisciplinar: recursos humanos, educação e disciplina financeira e gostar do varejo são fundamentais para as empresas de moda.

——

MEETING BUSINESS
Workshop de Planejamento de Compras e Vendas
Facilitador: Leonardo Mitidieri
Data: 20 e 27 de setembro
Onde: CES/JF
Quanto: R$400 à vista / R$440 parcelado
Forma de pagamento: ver condições
Inscrições abertas na F.Works Produtora de Moda
Rua Batista de Oliveira, 1026/302
32 3217-6738