NA ESTANTE – UM SÉCULO DE MODA

641Um-seculo-de-moda_1-capa_alta

Em “Um século de moda” (D´Livros Editora, 2013), o autor João Braga – cujo extenso currículo pode ser conferido numa das orelhas do livro – seleciona aproximadamente 115 fatos históricos relacionados à moda. Com linguagem descomplicada e conteúdo, no mínimo, interessante, o livro é tão gostoso de ler que é possível devorá-lo em poucas horas.

De 1901 a 2000, cada ano corresponde a um ou dois fatos relevantes nesse amálgama que é a moda, no Brasil e no mundo, aos olhos de Braga. Talvez de forma premeditada, talvez não, o formato “compêndio” confere ao livro a agilidade de que se precisa na hora de uma consulta.

Para quem estuda a moda, muitas coisas podem não parecer novidade, mas muitas outras, sim – e torna-se impossível não se deixar surpreender por algumas sutilezas presentes no livro, como as fotografias de Lee Miller, em 1944, ou as oficinas Vienenses de 1903. Destaco o filme “Fashions of 1934”, cujo trailer você confere abaixo:

[youtube http://youtu.be/Ob32k6ipd6s]

As curiosidades são tantas que mesmo um leigo no assunto gostará de ler “Um Século de Moda”. Não que o formato ou o conteúdo sejam totalmente inéditos, mas trata-se de uma pesquisa profunda e traduzida de forma leve, no melhor estilo “tem que saber”.

É a prova de que, hoje em dia, uma boa curadoria rende, sim, bom conteúdo. Nos livros, no facebook, na vida.

P.s.: Gostei de saber que nasci no ano de lançamento da revista The Face. Confira a história na página 96, em 1980.