ENTREVISTA – XIMENE RODRIGUEZ

“Juiz de Fora é uma roupa que não me serve mais. Mas gosto muito, daí fica no acervo.”

Foto criada em 09-05-13 às 09.26 #2 copy

Se você procurar por Ximene Rodriguez no Facebook ou em Juiz de Fora não vai encontrar. A.k.a Maria Xika nos domínios de Mr. Zuckeberg, a designer de estampas da marca carioca AFGHAN mora há 8 anos no Rio, lugar que reconhece ser uma das fontes de inspiração para o seu trabalho.

Mas quem frequenta os bastidores da moda em JF vai se lembrar que – além de design gráfico e direção de arte – há num passado não muito distante do currículo dessa bela moça, trabalhos como modelo nos eventos de moda assinados pela atual F.Works. “Foi onde tudo começou”, diz Ximene, que não hesita em associar seu gosto pelo universo da criação de moda às passarelas.

  Raquel Gaudard

Quando você resolveu que iria trabalhar criando e não “mostrando” a moda?

Comecei a ser modelo como uma brincadeira, um jeito de ganhar uma grana extra. Mas alguma coisa ali mexeu comigo. Passei a pesquisar mais sobre moda, me vestir diferente e vi que eu tinha uma certa intimidade com a coisa do estilo. Achei que ali poderia ser o caminho pra soltar minha criatividade, acreditei nisso e vim para o Rio em 2005, estudar no Cetiqt. De lá pra cá, contando assessoria de imprensa em que trabalhei no tempo da faculdade, que cuidava de algumas marcas grandes que desfilavam no Fashion Rio, a RYGY e agora a AFGHAN, são uns 8 anos com mto amor, no mercado.

  Raquel Gaudard

Atualmente, todas as estampas da AFGHAN têm a sua assinatura ou você faz parte de uma equipe de desenvolvimento?

 Maria Xika

Somos uma dupla, eu e a Paula Bevilaqua, que tem 15 anos de Cantão, presta consultoria e divide comigo o desenvolvimento das estampas corridas e localizadas. O legal é que a gente tem estilos bem diferentes, o que acaba sendo bom pra marca que trabalha forte com atacado e precisa de uma variedade grande de estampas.

  Raquel Gaudard

E a cada coleção você tem de criar quantas estampas, em média?

 Maria Xika

É muita coisa, mas o volume é sempre maior no verão. São cerca de 40 no verão e alto verão, mais 25 no outono-inverno, o que estamos começando a desenvolver agora. Fora os localizados, que são uns 100, somando as duas coleções. Mas quando você vê a coleção pronta, nem percebe.

Imagens exclusivas do verão 2014 da AFGHAN para o Acervo Produção. O lançamento da coleção acontece no Fashion Business, que rola nos dias 14 a 17 de maio, no Rio de Janeiro.

  Raquel Gaudard

Uau! Mas fazer estampas é um caminho ou um fim em seu projeto de vida profissional?

 Maria Xika

Acho que um caminho. Na faculdade de moda que eu comecei a perceber que eu tinha mais intimidade com o computador do que com a máquina de costura. Estive a um passo de partir pra publicidade no fim do meu curso de Direção de Arte no ano passado, mas o amor à moda foi maior. Daí para juntar essas duas coisas, ainda quero trabalhar com programação visual. Mas adoro fazer estampas, pretendo ainda criar um produto com a minha cara e as minhas referências nesse sentido.

  Raquel Gaudard

Opa, vem uma marca por aí?

 Maria Xika

Olha, existe uma vontade muito forte batendo aqui para que venha. Já tem um projeto de um produto bacana na cabeça, que está sendo pensado com calma, porque não quero simplesmente silkar umas camisas e botar para vender num e-commerce. Tem que ter uma história por trás, ser parceiro das pessoas certas. Estou cuidando de sugar tudo que o mercado tem para me ensinar pra poder fazer o meu.

  Raquel Gaudard

E como você abastece sua criatividade?

 Maria Xika

Difícil explicar, mas acho q basicamente com curiosidade, movimento e música. A música porque muda minha percepção das coisas, chega a definir o inicio ou o destino do desenho. Minha criatividade vem em recortes, que uma hora resolvem se encaixar como um quebra cabeça – uma colagem. Daí você joga cor, movimento, emoção, esse é mood da coisa para mim, transformar o padrão. Some a isso pastas e mais pastas de referências visuais e alguns gigas de fotos. E acordar numa cidade com essa cartela de cores linda, o Rio.

Mais padrões com a assinatura de Ximene Rodriguez. Visual fresco, contemporâneo.

  Raquel Gaudard

Na sua vitrola, então, nesse momento…

 Maria Xika

Eu tenho passado horas ouvindo o som novo do Devendra Banhart e Chet Faker. No repeat forever com Bill Withers. Dias felizes com TV On the Radio e The Cat Empire. In love pelas vocalistas do CHVRCHES e Alabama Shakes. E em relacionamento seríssimo com uma banda chamada GEMS, um som que ouvi nesse último desfile da Animale. Viva o Shazan!

[youtube http://youtu.be/JyqemIbjcfg]

  Raquel Gaudard

Você é de Juiz de Fora, quer um dia voltar a morar lá?

 Maria Xika

Adoro aquela cidade, tenho um carinho enorme, uma coisa de lar. Mas nenhuma vontade de voltar a morar, é uma roupa que não me serve mais. Mas eu gosto muito, daí fica no acervo.

—–

Conheça o mood das criações de Ximene Rodrigues no http://ximener.wix.com/folio